A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou na manhã desta quinta-feira (30), no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, o Intercâmbio de Xadrez das Escolas de Tempo Integral de Teresina para as unidades de ensino das zonas Leste e Norte. O evento reuniu dezenas de crianças e adolescentes que competiram e representaram suas escolas, com participação de 10 instituições de ensino da Rede Municipal de Educação, cada unidade com 6 estudantes na disputa. O Xadrez é implementado como disciplina nas escolas que oferecem educação em tempo integral, implementação da base curricular proposta pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) do núcleo diversificado de escolas de ensino fundamental do ensino integral.
A competição ocorreu em duas salas do centro de formação, reunindo representantes das categorias Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, de modo a serem premiados vencedores femininos e masculinos de cada uma delas, além do pódio das três escolas vencedoras. É o segundo momento de intercâmbio do esporte promovido pela Rede, visto que a edição com escolas municipais das zonas Sul e Sudeste de Teresina ocorreu no primeiro semestre de 2023. Participaram da competição de hoje estudantes das Escolas Municipais Eurípides de Aguiar, Murilo Braga, Clidenor de Freitas, Conselheiro Saraiva, Noé Fortes, Noé Araújo Fortes, Tio Bentes, Mocambinho, Olímpio Castro e Camillo Filho.
Importância do Xadrez na vida acadêmica de alunos da Rede
O secretário executivo de ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, parabenizou os estudantes selecionados para a competição. O professor, inclusive praticante do esporte, destacou a importância do xadrez para a formação dos estudantes e os empenhos da Secretaria em oferecer incentivo ao desporto nas escolas. “O xadrez não é somente um jogo, é um instrumento que aumenta a velocidade de raciocínio, melhora a concentração, a capacidade de paciência, melhora sintomas de ansiedade. Esse jogo tem o poder de nortear a vida acadêmica e certamente vocês levarão para a vida profissional”, enfatiza.
Hilda Maria Alves, professora referência do componente xadrez e formadora de professores de escolas em tempo integral da Rede, enfatiza que o xadrez é importante para desenvolvimento de habilidades educacionais diversas dos alunos, de modo que as formações de professores buscam ensinar estratégias diversas e contextualizadas de ensino da prática desportiva. “O xadrez enquanto jogo trabalha memória, concentração, atenção, análise, poder de resolução, socialização e empatia, que são utilizados e necessitamos na escola, assim como a questão da cultura esportiva e da ética, do respeito ao adversário”, reforça.
Regina Amorim, coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, menciona que há antigos estudantes da Rede como monitores de xadrez em escolas de suas comunidades, demonstrando que os estudantes levaram o esporte desenvolvido na Rede Municipal para a vida e agora disseminam o conhecimento da prática. “Parte dos estudantes que competem hoje foram inclusive representar o Piauí no Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no ano passado. O estudante é reconhecido nacionalmente como representante do estado, de Teresina, da Rede Municipal de educação”, acrescenta.
Alunos vitoriosos em cada categoria
Os estudantes premiados foram: Carlos Emanuel Borges dos Santos Brito, Sub-10 masculino, da Escola Municipal Camillo Filho; Maria Luiza Feitosa, Sub-10 feminino, da E.M. Tio Bentes; Whitian Vicente Martins Junior, Sub-12 masculino, E.M Camillo Filho; Lara Guimarães da Silva, Sub-12 feminino, E.M Camillo Filho; Emerson Pereira Feitosa, Sub-14 masculino, E.M. Conselheiro Saraiva; Emanoele Carvalho Diogénes, Sub-14 feminino, E.M. Mocambinho; Khaallyl Anthony dos Santos, Sub-16 masculino, E.M. Mocambinho; Naylla Crisley Cunha Silva, Sub-16 feminino, E.M. Conselheiro Saraiva. Após a soma dos pontos e definição da média geral, o pódio ficou composto pelas escolas Conselheiro Saraiva em 1º lugar, Camilo Filho em 2º lugar e Mocambinho em 3º lugar.