Transporte Eficiente de Teresina tem frota ampliada com a aquisição de novos veículos

O serviço do Transporte Eficiente é oferecido pela Prefeitura de Teresina, sendo coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), cerca de mil e quinhentas pessoas estão cadastradas no programa, desses cadastrados em média 20% solicitam o serviço habitualmente, tendo em média 140 agendamentos diários e cerca de 4 mil agendamentos mensais.

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destaca que realizou a entrega de três novos veículos para ampliação da frota do transporte eficiente em Teresina e que no momento 12 micro-ônibus estão em funcionamento para atender a demanda dos usuários cadastrados na Strans. Atendendo pessoas com deficiência física, todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados. Priorizando o atendimento nos deslocamentos considerados serviços essenciais, mas atendendo a todos os cadastrados que solicitam o serviço por meio do agendamento realizado pela Strans.

“O serviço do transporte eficiente atende a pessoa com deficiência física em deslocamentos pela cidade, o veículo vai até o local onde o usuário está e o conduz ao seu local de destino, tendo o atendimento porta a porta ao usuário cadastrado, através do agendamento realizado pelos atendentes da central telefônica na Strans. Estamos atendendo os usuários em suas diversas atividades para deslocamentos, como saúde, trabalho, educação, escola/universidade e atividades de lazer”, destacou o superintendente, Bruno Pessoa.

O programa Transporte Eficiente funciona com o agendamento realizado pela central telefônica através do 0800 086 3122 e 3122-7618 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h com antecipação na sexta-feira das solicitações para o final de semana, o agendamento é feito no dia anterior, durante a semana.

O atendimento porta a porta, somente é realizado para pessoa com deficiência física que necessitam de transporte adequado para se deslocar dentro do Município de Teresina, principalmente para tratamento de saúde, trabalho; escola/universidade e atividades de lazer,  cadastradas pela SEMCASPI, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, localizados em várias zonas da Cidade.

Para se cadastrar no serviço do Transporte Eficiente é necessário que a pessoa com deficiência  procure o CRAS de uma das zonas da cidade com a seguinte documentação: laudo médico que especifique a deficiência física e a necessidade do uso da cadeira de rodas, juntamente com o laudo deverá ser entregue uma fotografia 3×4, cópia da identidade e CPF, e cópia do comprovante de residência para cadastro no serviço do transporte eficiente, após a entrega dos documentos no CRAS em uma das zonas da cidade, o processo eletrônico é encaminhado para a Strans, onde é feito a emissão de um código por zona para pessoa cadastrada, que é realizado pela Gerência de Transporte Eficiente, que faz parte da Diretoria de Transportes Público da Strans.

A Strans é responsável pela operacionalização do Transporte Eficiente, os agendamentos para deslocamentos deverão ser realizados na véspera do serviço pretendido, sendo repassado aos motoristas a escala com os deslocamentos do dia, previamente definida pela Strans. O usuário do Transporte Eficiente deverá estar preparado para embarcar com, pelo menos, 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário agendado.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, tem buscado mecanismos de adesão de aquisição de novos carros para aumentar a quantidade da frota de veículos do transporte eficiente para assim ampliar a qualidade dos serviços prestados aos usuários na Capital. A Strans investiu o valor de R$ 1.782.000,000 (um milhão setecentos e oitenta e dois mil reais) na aquisição dos três veículos novos, que foram adquiridos com recursos do Tesouro Municipal.