Água Branca mostra resultados positivos no combate à dengue

Campanha e ações de prevenção contra a dengue têm mostrado resultados positivos em Água Branca. Em meio a um aumento de 318%, em 2019, de casos de dengue registrados no Piauí, em relação ao ano anterior, o município aguabranquense tem conseguido controlar a doença.

Em 2019, o Piauí contabilizou 6.698 casos de dengue confirmados. Na contramão desse surto, a Prefeitura de Água Branca notificou 17 casos; desses, apenas quatro casos foram confirmados.

As ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde revelam que, dos 6.125 imóveis visitados, apenas 43 receberam o selo vermelho (muitos focos); 364 ficaram com selo amarelo (poucos focos); e 5.718 imóveis alcançaram o selo verde (livre de focos).  Os selos identificam o índice de limpeza e focos encontrados nas residências durante a visita dos agentes de combate às endemias.

Em termos gerais, do total de residências fiscalizadas, apenas 0,7% registraram foco do mosquito Aedes aegypti. Para o prefeito Jonas Moura, esse é o resultado de um trabalho integrado entre a Prefeitura e a população e, embora a cidade apresente números tão baixos, a preocupação com a limpeza e o combate à doença é permanente.

“Estamos revisitando os quarteirões e casas com selos amarelos e vermelhos e ainda faremos a campanha Água Branca Limpa.  Conforme nosso planejamento, dia 30 iremos mobilizar um mutirão para remover todo entulho que estiver na cidade. Já definimos 28 pontos em que as pessoas podem despejar o entulho, para que possamos fazer a remoção através da parceria com a Secretaria de Obras, Via Limpa e Prefeitura de Água Branca”, conclui o gestor.

Nesta sexta-feira (24), foi concluído mais um mutirão de limpeza, no qual imóveis com selo vermelho e amarelo foram revisitados. Além das campanhas da Secretaria Municipal de Saúde, palestras, orientações e ações nas escolas, que têm multiplicado a consciência dos moradores e incentiva a manter casas e quintais sem focos do mosquito Aedes aegypti.