Urgência oftalmológica lidera as entradas no HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), também é referência em traumas oculares. Em Junho a demanda do serviço oftalmológico foi à maior desde 2008. De acordo com dados da Unidade de Estatística, 990 usuários foram casos de urgência dessa especialidade no ambulatório e 26 cirurgias oculares realizadas, quase uma por dia.

Quadros de dor ocular e corpo estranho no olho representaram cerca de 19% dos atendimentos, juntos foram as maiores causas de entrada no HUT no último mês.

O serviço funciona 24 horas por dia com atendimento à população por demanda espontânea e tem à disposição oftalmologistas cirurgiões em plantão presencial permanente.

Segundo o diretor geral, Anderson Dantas, nenhum outro hospital público da região dispõe desses profissionais de forma contínua e lembra que o HUT atende exclusivamente casos de urgência e emergência como: inflamação, traumas (contusão ou perfuro cortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.

Quadros de déficit visual prolongado, como cirurgias de catarata e exames de visão para óculos devem ser atendidos ou encaminhados nos postos de saúde da atenção básica, orienta o médico.

O serviço conta com 10 oftalmologistas. O HUT é a maior emergência pública do Estado, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e referência SUS em cerca de 19 especialidades para situações de urgência de alta complexidade.