Ações contra a dengue é destaque em Lagoinha do Piauí

Para prevenção contra a dengue prevista para este verão, a prefeitura de Lagoinha do Piauí lançou nesta quarta-feira (9) o Dia D de Combate à Dengue nas escolas e creches municipais. O lançamento ocorreu na sede do Cras da cidade. As crianças receberam informações sobre a doença. Todas as escolas com turmas do 1º ao 5º ano receberam estas informações.

O prefeito Dr. Alcione Viana disse que, embora o governo municipal esteja em um estágio avançado no combate à dengue, sem a participação maciça da população a previsão é que a cidade de Lagoinha apresente alguns fotos isolados de dengue o que preocupa a administração municipal.

Temos um número bom de agentes de saúde, temos o fumacê, inseticida que elimina o mosquito, temos o Programa Saúde da Família. Mas apesar de tudo isso tenho convicção de que não é o suficiente para conter esta doenças precisamos do engajamento maior por parte da população. Espero estar errado, mas é importante que as pessoas colaborem. Pelo menos dois terços dos casos são pessoas que têm criadouro em casa.

Aluna do 5º ano, Maria Oliveira, 11 anos, disse que vai repassar tudo que aprendeu sobre a dengue para a família e amigos e que vai fiscalizar a vizinhança.

– Não pode deixar água parada senão vai ficar muito ovo e muito mosquitinho. Uma amiga minha já teve dengue, dá febre alta, mancha e dor no corpo. É muito perigoso.

 Na parte da manhã, a prefeitura promoveu a 8ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue.Profissionais de saúde e voluntários caminharam por ruas da cidade buscando identificar focos do mosquito Aedes aegypti.

No dia 1º de maio, o prefeito decretou estado de alerta contra a dengue na cidade.

Até o fim do próximo verão, haverá mutirões para identificar e eliminar focos do mosquito causador da doença nos bairros da cidade.

%d blogueiros gostam disto: