Piauí: Governador do Piauí sanciona a Lei Nº 6.291 contra bandas de swingueira e forró

Banda Black Style, que o Bloco Dinamite anuncia para o Carnaval 2013 em Barras com  o patrocínio da Prefeitura de Barras através do prefeito eleito Edílson Sérvolo de Sousa. O Ministério Público obedecendo a Lei 6.291 deverá impedir que a Prefeitura de Barras invista no carnaval barrense. Em Água Branca/PI a prefeitura já retirou a Banda Chica Égua do Carnaval (a Chica Égua também está sendo anunciada para o Bloco Dinamite). Em Angical/PI a Chica Égua também foi excluída do ANGIFOLIA, pré-carnaval da cidade do Médio Parnaíba Piauiense.

 

Teresina (PI) – O governador Wilson Martins (PSB) sancionou a Lei nº 6.291, que proíbe o uso de recursos públicos  ou incentivos fiscais para produção e contratação de shows culturais e artísticos que apresentem conteúdo depreciativo e constrangedor, que desvalorize, exponha, incentive ou que faça apologia à homofobia, prostituição de menores e a violência, principalmente contra a mulher ou droga.
Aprovada pela Assembleia Legislativa, a Lei da Cultura Limpa assegura a qualquer pessoa presente a evento subvencionado apoiado com verba pública, que se sentir constrangida, desvalorizada ou discriminada de qualquer forma, o direito de representar ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar ou à Fundação Cultural do Piauí (Fundac).
Cena de show de swingueira na Bahia
A lei estabelece que qualquer projeto cultural, que pretenda obter recursos públicos para a produção e realização de algum evento cultural, deverá ser encaminhado à Fundac e submetido ao Conselho Deliberativo do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), para análise da relevância cultural, bem como se não há afronta à nova lei.
Só depois de visto e analisado, o projeto receberá certidão com parecer favorável, ao qual deve constar o compromisso do beneficiário de cumprir as determinações da “Lei da Cultura Limpa”, em relação às letras de músicas que serão executadas no evento.
Show de swingueira no Bar Marathaon,
 em Barras

O descumprimento sujeita o responsável pela liberação dos recursos a multa no valor de 3 mil Ufirs-PI. Na hipótese de descumprimento por parte do beneficiário das obrigações dispostas na certidão, este ficará sujeito à devolução total dos valores recebidos.

O movimento contra as bandas de swingueira e forró que apelam para pornografia e duplo sentido em suas músicas e coreografias em cima dos palcos foi iniciado em fevereiro de 2011 pelo jornalista piauiense Reinaldo Barros Torres, editor do portal tribunadebarras.com, ganhando simpatia popular por todo o Piauí e chegando a debate em plenário na Assembléia Legislativa do Piauí e no Tribunal de Justiça entre desembargadores e juízes de direito.

Show da Banda Chica Égua em Teresina

 
Show da banda de swingueira BB Chorão em Cabeceiras do Piauí