Equipe do Portal Mpiaui vai a Teresina e participa do Corso

A Polícia Militar confirma que o Corso do Zé Pereira já atingiu a marca de 200 mil foliões na Avenida Raul Lopes. A estimativa é do coronel Hudson Lima, que acompanha a festa deste sábado (2) pela Prefeitura de Teresina. Por volta de 20h, ele ainda acreditava que o número poderia aumentar. 

Autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSB), e o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), participam da festa, que teve cerca de 900 caminhões inscritos na Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O desfile começou às 16h, mas seis horas depois ainda existiam muitos veículos na concentração.

São quase 900 caminhões, e milhares de foliões que estão dispostos a quebrar o próprio recorde, e fazer do Corso de Teresina, a maior festa de Zé Pereira do país. Desde cedo a cidade já se movimentava nos preparativos da festa marcada para iniciar às 15h e sem hora para acabar.

Na concentração, que inicia no Balão da Ponte da Primavera, e vai até dentro do campus da Universidade Federal, os participantes fazem os últimos ajustes nos carros e preparam as fantasias, das mais inusitadas possíveis.

Para garantir a segurança de quem veio brincar no corso, mais de 400 homens, entre Polícia Militar e segurança particular estarão circulando nas imediações do percurso. Aos motoristas, a Strans avisa que vai sim fazer uso do bafômetro, como medida preventiva. O ritmo do corso, será o ritmo da alegria, e algumas medidas de segurança, como a proibição de ultrapassagem e de paradas longas dos caminhões, não serão permitidas.

Banheiros químicos foram espalhados, estandes estarão distribuindo preservativos e gel lubrificante. 200 servidores da prefeitura de Teresina oferecem apoio ao folião, que não vem só de Teresina, mas de todo Piauí e até de outros estados, tamanha boa fama que o Maior Corso do Mundo construiu com a ajuda do teresinense. O corso é uma tradição, faz parte da alegria, gera empregos, renda e também movimenta o turismo.

É uma oportunidade das pessoas mostrarem a criatividade através das fantasias e carros ornamentados e momento de extravasar limitações e angustias acumuladas”, disse Firmino Filho. Se em 2012, com mais de 300 veículos, o Corso obteve o recorde de maior desfile de carros enfeitados do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, em 2013 uma nova marca foi estabelecida: é a maior festa popular já realizada na história do Piauí. A promoção da TV Cidade Verde ajudou a dar dimensões grandiosas para a festa. Um caminhão com 1.200 latas de cerveja e outros prêmios será ofertado para o caminhão mais animado e melhor decorado. Três jurados escolhidos pela emissora ficaram encarregados de acompanhar todo o desfile e eleger o vencedor, que será anunciado na próxima segunda-feira (4).