Piauí: Clínica-Escola da Uespi/Facime é autorizada pelo Governo do Estado

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu nesta segunda (20), a autorização da cessão de um imóvel para a criação da Clínica-Escola que vai servir de apoio aos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências Médicas (Facime). Inicialmente, serão beneficiados os cursos de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos como campo de estágio, além de atender a população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

No ato da assinatura de posse do prédio, estiveram presentes o Secretário de Educação do Estado do Piauí (Seduc) Átila Lira; o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira; os pró-reitores, Francisco Soares Filho (PREG) e Marcelo Neto (PREX), Ana Célia (Departamento de Assuntos Pedagógicos), o diretor da Facime José Adail e o diretor do Hospital Infantil, Ednaldo Miranda.

Para o secretário Átila Lira, com a clínica, novos projetos serão viabilizados para a universidade. “Esse é o começo de um Hospital Universitário que vai trazer uma nova realidade para o ensino e mais qualidade para os cursos relacionados à saúde. Com o Hospital Getúlio Vargas, podemos aplicar o hospital-escola integralmente, incorporar esses profissionais e proporcionar melhorias de atendimento à comunidade e para a rede pública estadual”, enfatiza.

O reitor Carlos Alberto Pereira diz que “este é um sonho realizado para a comunidade acadêmica e para a universidade. Este projeto foi financiado pelo Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Educação. Só temos que agradecer. Depois da vistoria e da equipagem de instrumentos necessários para o uso, o local poderá ser usado para as práticas dos alunos”.

Para o diretor do Hospital Infantil, Ednaldo Miranda, que também é professor do centro a criação da clínica-escola é a realização de um sonho. “Sobretudo para os cursos de Fisioterapia e Psicologia, ambos nota máxima na avaliação do Ministério da Educação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O desafio agora é manter esse nível para melhorar a qualidade de vida da população e desenvolvimento do Estado”, afirma.

Na ocasião, também foi firmado um acordo entre a Uespi e Seduc para que escolas a rede estadual recebam os cursos de extensão da Uespi e a Secretaria de Educação. Estas Escolas de Aplicação serão implantadas nas escolas públicas visam compor os espaços de mais aprendizado dentro da comunidade.

Segundo o pró-reitor de Ensino e Extensão da Uespi, Marcelo Neto, “os professores graduandos poderão levar novas metodologias de ensino, aplicar suas pesquisas e tecnologias disponíveis. Este Plano aproxima a universidade do dia-a-dia”.

Para o Secretário Átila Lira, “projetos como estes contribuem para o ensino público e para formação de professores do Estado.”