Piauí: AgE abre espaço para novos empreendedores

As informações e treinamentos oferecidos pela Agência de Empreendedorismo do Estado (AgE), vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre), têm fortalecido o empreendedorismo no Piauí e mudado a vida de várias pessoas que tem profissionalizado seu serviço e alçado novos horizontes.

É o caso de Sofia Sirilo, vendedora de redes há 25 anos, que desde fevereiro deste ano é empreendedora individual e, com isso, tem aumentado sua produtividade e as receitas. “Há muito tempo trabalho com isso. Vendo redes há 25 anos e tinha algumas limitações por não possuir um CNPJ. Sempre tinha que pedir ajuda a alguém e muitas vezes comprar matéria-prima mais cara por não ser registrada. No início deste ano, indicaram a AgE e eu fui fazer o cadastro e já colho os frutos disso”, declara a empreendedora.

A Agência de Empreendedorismo, além de captar novos empreendedores e facilitar financiamento com os bancos parceiros, também oferece cursos e treinamentos gratuitamente para os cadastrados. “Nosso propósito é receber as pessoas interessadas em tornarem-se empreendedores e ajudá-las em todos os aspectos, orientando-as sobre financiamentos e prestando consultoria através da parceria com o grupo Sife Ceut”, pontua Graça Carvalho, gerente de Empreendedorismo.

Até o mês de junho de 2012, a AgE realizou 127 atendimentos, finalizou 33 consultorias e 30 encaminhamentos de crédito. “Somos uma agência jovem, mas já temos bons resultados. Nossos cursos sempre contam com um bom público e realizamos recentemente nossa primeira feira, que foi uma oportunidade de dar visibilidade aos empreendedores formalizados”, destacou Graça Carvalho.

Dona Sofia Sirilo Empreendedora Individual(Foto: Thiago Amaral)

Para a empreendedora Sofia os resultados da formalização têm sido melhores do que o esperado. “A formalização trouxe para mim a sensação de liberdade e abriu muitas portas. Já submeti um projeto junto ao Piauí Fomento e obtive a aprovação, o que me permitirá investir mais ainda no meu negócio. Além disso, agora que tenho CNPJ posso comprar minha matéria-prima direto com os representantes e ter acesso a preços mais baixos e mais diversidade de produto”, acrescenta.

 

O atendimento e consultoria oferecidos pela Agência de Empreendedorismo são uma motivação a parte aos novos empreendedores. “Passei muito tempo lutando sozinha e encontrei na AgE um apoio que pensei nem existir mais. Eles são muito surpreendentes e oferecem ótimas consultorias através do Sife Ceut”, enfatizou Sofia Sirilo.

“Os jovens do Sife são estudantes empreendedores que prestam consultoria aos nossos cadastrados voluntariamente e fazem toda a diferença no processo de formalização porque eles atuam em diversas áreas, como marketing e administração, por exemplo”, explica Graça Carvalho.