Campeonato Brasileiro: Rodada da morte reúne seis últimos colocados em confrontos diretos

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada neste fim de semana, está marcada por uma peculiaridade: os seis últimos colocados se enfrentam em confrontos diretos. No sábado (22), o Figueirense (18º), recebe o Palmeiras, que vem logo abaixo, no Orlando Scarpelli. No domingo (23), mais dois duelos de desesperados. No Serra Dourada, o lanterna Atlético-GO mede forças com o Flamengo, primeiro time fora da zona perigosa. Em Recife, o Sport (17º), recebe o Coritiba, que só está à frente do Flamengo por ter uma vitória a mais que os cariocas. Dependendo dos resultados, a 26ª pode se tornar uma autêntica rodada da morte.

No momento, Flamengo e Coritiba, os primeiros fora da zona perigosa, estão quatro pontos à frente do Sport, equipe que abre o Z-4. Se cariocas e paranaenses vencerem seus jogos, na noite de domingo a diferença entre o primeiro “salvo” e o primeiro “degolado” pode ser de sete pontos, algo jamais visto na história do Brasileirão por pontos corridos a esta altura do campeonato.

Desde 2003, após 26 rodadas, a maior diferença entre o primeiro fora do Z-4 e o primeiro dentro foi de quatro pontos, no ano passado (eram Cruzeiro e Atlético-MG que, por sinal, terminaram o campeonato salvos). Em outras cinco edições, a distância entre quem abria a zona de rebaixamento e quem vinha logo acima era de apenas um pontinho.

Esta tendência, por sinal, tem chance considerável de ser mantida em 2012. Para isso, basta que o Sport supere o Coritiba na Ilha do Retiro. Desta forma, o Leão chegará a 27 pontos e ficará a um do Coxa. Mesmo que o Flamengo pontue em Goiânia, a distância entre quem está na área vermelha e na zona neutra da tabela será de apenas um pontinho.

Fonte: Globo Esporte