Semec desenvolverá projeto de protagonismo com alunos do 8º ano

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A escola precisa desenvolver habilidades e competências que levem às mudanças sociais e que contribuam para soluções de problemas vivenciados no contexto escolar. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) desenvolverá o projeto Experiências e Construção de Saberes, que traz a oportunidade de aprofundar o estudo acerca de problemas e temáticas emergentes no contexto escolar.

Foto: Ascom Semec

O objetivo é propor intervenções diante de temas sugeridos aos alunos, construídos de maneira autônoma e desenvolvidos a partir do protagonismo deles. As atividades devem proporcionar reflexões ou soluções a curto e médio prazo para os problemas que afetam diretamente a rotina da comunidade escolar.

O projeto Experiências e Construção de Saberes será desenvolvido em quatro unidades de ensino: Escola Municipal Professora Cristina Evangelista, Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel, Escola Municipal José Gomes Campos e Escola Municipal Parque Itararé. Cada turma terá um professor orientador que apresentará o projeto para os alunos, selecionando os temas que serão trabalhados, através de pesquisas e investigações. Em seguida, será montado um relatório para se transformar numa coletânea de textos de todas as escolas participantes, com o lançamento de um livro pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). Participarão, em média, 840 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

“Existe uma perspectiva que o lançamento dessa coletânea seja em novembro de 2023. A ideia é que cada aluno receba um livro e que todas as escolas de ensino fundamental tenham cópias para serem base de pesquisa, proporcionando visibilidade a esse protagonismo dos alunos”, disse Regina Amorim, coordenadora das escolas de Tempo Integral da Rede Municipal.

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