Chuva de pedras de gelo no sul do Piauí faz moradores acharem que é o fim do mundo!

No final da tarde desta Segunda-feira, 8 de Janeiro, os moradores das cidades de Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí e São Julião, sul do Estado do Piauí, presenciaram uma chuva de granizo que surpreendeu a todos. A região é uma das mais quentes do Brasil e o povo costuma sofrer com altas temperaturas. Muita gente correu com medo e os mais velhos gritavam: “é o fim do mundo que chegou, Ave Maria!”.
De acordo com relatos de populares, a chuva de gelo em Santa Cruz do Piauí começou por volta de 18 horas e durou cerca de 30 minutos, tempo suficiente para o registro de muitas fotos e vídeos.
A chuva veio acompanhada de muitos ventos e trovões, o que assustou as pessoas. Alguns moradores relataram que casas foram destelhadas.
Ao contrário do que muitos pensam, é costumeiro a chuva de granizo acontecer em locais quentes. Ela se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25km de altitude a partir da linha do Equador e só aparece nas regiões mais quentes, segundo a meteorologia. A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo.

Chuva de granizo no interior do Piauí (Crédito: Reprodução)