Com ajuda da população, locais revitalizados pela Prefeitura deixam de ser pontos de descarte irregular de lixo


Revitalização da entrada do Parque da Cidadania. Foto (Ascom/SEMDUH)

Uma das ações que mais tem dado resultado no combate ao descarte irregular de lixo é a revitalização dos pontos críticos. Desde o início da gestão, dezenas de locais passaram por esse processo, que além de acabar com a concentração de lixo, ainda conscientiza a população local. O ponto mais recente a ter essa transformação foi a entrada do Parque da Cidadania, onde era comum o despejo frequente de resíduos.

“Essa é uma ação que tem dado resultado positivo em vários aspectos: acaba com o lixo; conscientiza a população; deixa a cidade mais bonita e ainda vira uma área de convivência para os moradores locais. Todos saem ganhando”, comemora Edmilson Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

As ações de revitalização são executadas pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), tendo sido a SAAD Sul a primeira a realizar o trabalho em locais de descarte irregular.

“O que sabemos é que o descarte irregular cessou em todos os pontos já revitalizados. Até mesmo os carroceiros estão se educando e, ao invés de colocar o lixo na rua, estão levando o material aos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs). Por isso, apoiamos essa ação e pedimos que todos os superintendentes das SAADs continuem realizando esse trabalho”, acrescenta o secretário.

A revitalização inclui o plantio de árvores e a colocação de pneus pintados. Onde há esse processo, as equipes de Educação Ambiental vão de porta em porta pedindo que a população mantenha o local limpo e as árvores regadas. “Como fica muito bonito, valoriza a vizinhança e as pessoas concordam em cuidar e em vigiar para que não haja novos descartes irregulares”, finaliza o secretário.

Deixe um comentário