Defesa Civil reforça importância do descarte correto de lixo no Carnaval em Teresina


O lixo é um dos grandes responsáveis por alagamentos, entope galerias de águas pluviais e causa assoreamento de rios e córregos, o que favorece transbordamentos no período das cheias. Além da poluição e risco de doenças, o descarte indevido de lixo preocupa, principalmente nesta época do ano, quando as chuvas ficam mais intensas e podem agravar o problema das enchentes. Com o feriado prolongado, a Secretaria Municipal de Defesa Civil faz um alerta para que a população fique atenta ao descarte do lixo.

De modo de reforçar a população para o descarte correto de lixo durante os festejos carnavalescos, e dos foliões aproveitarem a festa e, ao mesmo tempo, manter a cidade limpa, a Defesa Civil orienta algumas medidas que podem ser tomadas durante o período de carnaval na capital. No entanto, a colaboração popular torna-se fundamental para o êxito desta ação preventiva.

Orientações

O órgão municipal recomenda que seja feito o descarte correto do lixo nos pontos reservados durante o espaço dos blocos carnavalescos e eventos nesse período festivo.

E para um carnaval mais sustentável, as principais orientações da Defesa Civil para quem vai curtir a folia nas ruas são: jogar os resíduos nas lixeiras mais próximas. Vale também aproveitar aquilo que iria para o lixo, utilizando material reciclável para a criação de fantasias, adereços e máscaras ou reutilizar fantasias de carnavais passados e propagar as boas práticas para sensibilização de outras pessoas.

Além de sobrecarregar a coleta e o armazenamento nos aterros sanitários a sujeira que o carnaval deixa na cidade pode se tornar um dos maiores problemas do pós-carnaval: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos, pedaço de fantasias são facilmente encontrados nas ruas, podendo causar entupimento de bueiros e aumentando o risco de alagamento, enchentes.

Vale ressaltar que a colaboração popular torna-se fundamental para o êxito desta ação preventiva, sobre o descarte correto do lixo. Tomar essas precauções são maneiras para que o carnaval ganhe um significado, de respeito ao meio ambiente, além do contato entre as pessoas.

A Defesa Civil orienta ainda que, em situações emergências, a população pode acionar o órgão através do telefone 199.

Deixe um comentário