Manipuladores de alimentos das unidades municipais de ensino de Teresina terão capacitação

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar nos dias 1, 2 e 5 de fevereiro a Formação Anual de Manipuladores de Alimentos da Rede Municipal de Educação de Teresina, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, bairro Marquês de Paranaguá, zona Norte da capital. O momento será realizado com o objetivo da Divisão de Nutrição da Semec orientar e tirar dúvidas acerca do trabalho na Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar da atual gestão municipal da cidade.

A reunião terá como público-alvo manipuladores de alimentos, aqueles profissionais responsáveis pelo recebimento, armazenamento, conservação, preparo e entrega da alimentação escolar de alunos ofertada nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Serão realizados momentos formativos em três dias e ao todo seis turnos: dia 1 de fevereiro, das 8h às 12 horas será com CMEIs Parciais Sul e Sudeste, e Leste e Norte das 14h às 18 horas; dia 2, Escolas Integrais das 8h às 12h, e CMEIs Integrais das 14h às 18h; e dia 5, Escolas Parciais Sul e Sudeste das 8h às 12 horas, e Leste e Norte das 14h às 18 horas.

A gerente de Assistência ao Educando da Semec, Keyla Cardoso, destaca que o momento é uma formação regular do Setor de Nutrição, realizado antes do início do ano letivo. É uma capacitação para os manipuladores de alimentos da Rede Pública Municipal, através da qual eles recebem certificados, enviados à gestão das instituições de ensino. “Orientam sobre o recebimento do alimento pelos fornecedores, se estão de acordo com as especificações do contrato do edital, passando pelo armazenamento, higienização e momento de servir para os alunos”, afirma.

Keyla enfatiza que durante o ano letivo, o Governo Federal pode alterar as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), portanto, é importante atualizar o conhecimento dos profissionais das cozinhas de instituições municipais, assim como capacitar os que ingressarem. “Toda semana recebem novos gêneros e é importante informar sobre prioridade de consumo daqueles que chegam primeiro, táticas para manter o valor nutricional dos itens durante o período de armazenamento, vestimentas a serem utilizadas, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem usados, orientações sobre não usar adornos, utilizar botas e toucas”, finaliza.