O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou, nesta quinta-feira (21/10), o Consórcio de Governadores do Nordeste. As informações são do Metrópoles.
Durante evento na Paraíba, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de outros ministros, ele afirmou que os gestores estaduais não trouxeram vacinas contra a Covid-19 para o país.
“No passado, um Consórcio de Governadores disse que ia trazer vacinas. Quantas vacinas eles trouxeram? Nenhuma”, disparou, ao falar sobre os resultados da campanha de imunização contra o coronavírus no Brasil.
Liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o grupo de gestores estaduais do Nordeste acordou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik neste ano. As vacinas seriam integradas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas o contrato não foi finalizado.
Em agosto deste ano, a compra foi suspensa após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impor uma série de condições para a importação do imunizante. A medida foi adotada após o órgão fazer análises da vacina e concluir que não foram apresentadas evidências científicas suficientes para comprovar sua segurança e eficácia.
Durante o evento nesta quinta-feira, Marcelo Queiroga disse que todos os imunizantes utilizados no Brasil foram incorporados por iniciativa do governo do presidente Jair Bolsonaro. “Todas as vacinas foram trazidas pelo governo do presidente Bolsonaro. E as vacinas só têm um dono, o povo do Brasil”, afirmou.