Saúde de Água Branca intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha acontece por meio de mobilização nas escolas da rede municipal de ensino e notificação de terrenos baldios e imóveis onde foram encontrados focos do mosquito.

O secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, afirma que o trabalho nas escolas tem o intuito de reforçar a temática junto às crianças, para que elas abordem o assunto junto aos familiares. “Nossos agentes de endemias e agentes de saúde, em parceria com os professores, estão orientando, de forma didática, os alunos sobre os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças. As crianças ficam muito atentas à explicação e, na forma como elas abordam o assunto em casa, muitas vezes, surte mais efeito do que quando o próprio agente de endemias procura a família. Então, é uma ação muito positiva”, explica.

Amilton Feitosa ressalta que a Secretaria de Saúde também está realizando mutirão de notificação dos terrenos baldios e imóveis onde foram encontrados focos do Aedes aegypti. “As notificações são feitas por meio de Termo de Ajuste de Conduta direcionados aos proprietários desses imóveis. No caso dos terrenos baldios, é para que os donos realizem a limpeza e permitam o acesso do agente de endemia ao local. Quanto às casas com selo vermelho pelo Programa Água Branca Livre da Dengue, o Termo é para que o proprietário se comprometa a regularizar a situação do imóvel quanto à limpeza e retiradas dos focos do mosquito”, destaca.

 

%d blogueiros gostam disto: