Secretaria das Mulheres e Abrasel discutem implantação do protocolo “Ei, mermã, não se cale”


A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) esteve reunida, nesta segunda-feira (17), com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para tratar sobre o protocolo “Ei, mermã, não se cale”. A medida tem como objetivo atender mulheres que passem por situações de assédio e violência sexual, bem como inibir esses casos em hotéis, bares e restaurantes do Piauí.

A diretora-executiva da Abrasel, Natália Macário, destacou que o protocolo é importante, pois as mulheres têm o direito de se sentirem protegidas em bares, restaurantes e hotéis. “Queremos evitar que esses espaços sejam palco de violência. Na reunião, soubemos melhor como os nossos funcionários poderão lidar, acolher e direcionar esses casos para a polícia, caso venha a ocorrer alguma situação de violência.

O protocolo “Ei, mermã, não se cale” foi construído pela Sempi em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança (SSP). “Apresentamos o protocolo aos proprietários de bares e restaurantes para a adesão. Foi uma reunião satisfatória em que os participantes gostaram da ideia e se colocaram à disposição, inclusive, já levando o nosso material informativo para os bares e restaurantes”, explicou a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ana Cleide Nascimento.

Já, a presidente do Centro de Referência Estadual de Atendimento à Mulher “Francisca Trindade” Joelfa Bezerra pontuou que o protocolo visa garantir a segurança das mulheres nos momentos de lazer.