Seduc debate implantação de educação indígena e quilombola


A educação escolar para os povos indígenas e quilombolas foi pauta de encontro, na última quinta-feira (16), entre o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e lideranças comunitárias que reivindicam demandas relacionadas à formação profissional, Educação de Jovens e Adultos e educação básica. Estiveram presentes na reunião, líderes dos povos indígenas e quilombolas dos municípios de Paulistana, Paquetá do Piauí, Campinas do Piauí, São João do Piauí, Piripiri e São Miguel do Tapuio.

O secretário Washington Bandeira pontuou o diálogo como a materialização de uma das metas do Plano de Governo do governador Rafael Fonteles, que propõe a educação profissional explorando o potencial produtivo das comunidades. “Tivemos uma reunião importante para a afirmação e efetivação de direitos. Recebemos as lideranças quilombolas, indígenas e do movimento negro de vários lugares do Piauí para ouvir as temáticas para a valorização dos povos tradicionais e a promoção da igualdade racial, que são diretrizes expressas no Plano de Governo do governador Rafael Fonteles. No que compete à Educação, fortaleceremos essas pautas por meio da implantação de escolas indígenas, quilombolas, adequação das diretrizes curriculares, formação de professores e gestores, acesso ao ensino Técnico e Profissional, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, além de inclusão digital”, ressaltou.

Para Paulo Henrique Pinheiro, da superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da secretaria de Estado da Educação (Suetpeja/Seduc), o diálogo com estas organizações sociais visa atender às necessidades específicas de cada uma das comunidades.

“Essas lideranças estão conosco em um grupo de trabalho para tratar o alinhamento em relação à educação técnica, profissional, alfabetização de jovens e adulto nas comunidades quilombolas e indígenas. As comunidades buscam melhorias na oferta e cumprimento das diretrizes educacionais para as relações étnico raciais da cultura afro-brasileira e indígena. A longo prazo temos como proposta a implantação de uma escola indígena e uma escola quilombola no estado do Piauí”, informou o superintendente.

O grupo de trabalho, promovido pela Suetpeja/Seduc, envolve também outros setores da administração estadual, como a  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).



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