Sinfonia nos Bairros: projeto leva cultura para bairros de Teresina

O projeto “Sinfonia nos Bairros” existe desde 2011 e chegou a sua segunda apresentação de 2021, desta vez, na Praça Cultural do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e da Orquestra Sinfônica de Teresina, que volta a realizar seus ensaios em espaços públicos.

O pedreiro Francisco Sousa, que reside no residencial Boa Esperança, também na zona Sudeste, conta que voltava para casa de bicicleta, depois de uma longa jornada de trabalho e, ao passar pela praça, se deparou com a apresentação e resolveu parar para acompanhar o trabalho dos músicos. Francisco fala também que a gestão municipal está de parabéns, pois, segundo ele, foi a primeira vez que ele assistiu a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina.

“Não é todo dia que a gente vê algo assim nessa praça, ainda mais agora neste período de pandemia, onde se quer podemos nos reunir com familiares. Nós, que não dispomos de boas condições financeiras, não temos como ir para teatros ou casas de shows, por isso, parabenizo os idealizadores dessa ação”, comenta Francisco Sousa, afirmando ainda que, após assistir a apresentação chegará em casa com a mente mais tranquila.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da FMC, o projeto tem como objetivo levar os instrumentos de cultura do município para as regiões periféricas da capital, a fim proporcionar oportunidades de acesso à cultura de forma igualitária. Para ele, a cultura mais perto do povo abre portas, pois crianças e adolescentes se apaixonam e começam a buscar opções de profissionalização nessa área, contribuindo diretamente com a redução da criminalidade nas comunidades.

“A região do Dirceu foi a segunda a receber esse projeto em 2021, nossa intenção é levá-lo para as comunidades urbanas e rurais em todas as zonas da cidade. A população carente de Teresina também tem o direito de ter acesso a esse tipo de apresentação, que geralmente só ocorre nas grandes casas de espetáculos, fato que, para início, já exclui parte da população teresinense”, comenta Scheyvan Lima, enfatizando ainda que a descentralização das atividades culturais vai de encontro com uma determinação do prefeito Dr. Pessoa que quer a cultura mais perto do povo, principalmente os mais carentes.

Noite de emoções

Engana-se quem acha que o ensaio/apresentação emocionou apenas o pequeno público que passou pela Praça Cultural do Dirceu, o maestro Aurélio Melo, que comanda a Orquestra Sinfônica de Teresina, falou de forma emocionada sobre o retorno de apresentações para o público presente.

Ele relatou que ficou impressionado com as pessoas que pararam e assistiram atentas ao ensaio da sinfônica que tocou músicas clássicas que geralmente não tocam nas rádios.

“Mesmo como forma de ensaio, fiquei muito satisfeito com o resultado dessa apresentação no bairro Dirceu, o povo de Teresina precisa realmente de ter acesso a esse tipo de música e isso ficou comprovado na noite de ontem”, afirma o maestro Aurélio Melo.

As apresentações do “Sinfonia nos Bairros” geralmente ocorrem uma vez por mês, sempre sem aviso prévio para que não se gerem grandes aglomerações. Para mais informações sobre as ações municipais na área da cultura, basta acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br.

%d blogueiros gostam disto: