[ad_1]
O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, iniciou seu último ano de mandato no dia 01 de janeiro de 2024. Enfrentando uma série de dificuldades na gestão, o prefeito da capital piauiense não conseguiu, até agora, tirar do papel várias promessasfeitas na campanha de 2020.
Em seu plano de govenor, documento registrado na Justiça Eleitoral com as prineicipais propostas do candidato, Dr. Pessoa prometeu uma séria de ações que não serão executadas no tempo que lhe resta como gestor.Confira a seguir 10 promessas feitas por Dr. Pessoa que não foram cumprindas até agora.
Promessa 01
O primeiro tópico de promessas registrado no plano de governo do prefeito de Teresina foi o que versa sobre o transporte público na capital.
Ônibus quebra no meio de ladeira em Teresina e passageiros completam percurso a pé
O prefeito eleito prometeu, além de outras coisas, reorganizar as linhas de ônibus inclusive, com o uso de tecnologia para proporcionar mais segurança e conforto aos passageiros, permitindo, por exemplo, o monitoramento da chegada dos veículos na parada ou no terminal de ônibus por meio de aplicativo.
A promessa, segudndo o documento, seria executada a partir do segundo ano de mandato com conclusão estimada em 18 meses.
Contrariando a promessa, até o momento, a população de Teresina enfrenta a maior crise no transporte público da cidade marcada por greves de trabalhadores do setor, frota sucateada, paradas de ônibus precárias além da incerteza de circulação de ônibus nos bairros mais distantes do centro.
Promessa 02
Também referente ao transporte público, o prefeito eleito em 2020 prometeu a construção de dois novos terminais rodoviários interligando a zona rural e zona urbana.
Terminal de ônibus destruído em Teresina
A promessa que seria executada com recursos próprios do município através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito também seria implementada a partir do segundo ano de mandato com conclusão estimada em 18 meses.
Até o início do mês de janeiro de 2024, usuários do transporte rural seguem sem usufruir dos locais prometidos por Dr. Pessoa que, até o momento, não manifestou qual movimentação no sentido de executar a promessa.
Promessa 03
Dr. Pessoa também prometeu a implantação do projeto batizado por ele de “Anjos da Moradia”. A promessa, segundo consta no documento registrado na Justiça Eleitoral, possibilitaria a reforma de moradias vulneráveis e construção de moradias novas, em regime de mutirão, em terreno de propriedade da família, a custo zero.
Apesar de prometer executar o projeto no segundo ano de mandato, moradores de várias partes da capital, sobretudo os desabrigados pelo rompimento de um reservatório no Parque Ferroviário, zona sul da capital, ainda no ano de 2019, continuam vivendo o drama de morar em casas alugadas pela prefeitura sob constante ameaça de despejo por falta de pagamento.
A situação dos moradores da região é alvo de procedimentos e ações propostas pelo Ministério Público do Estado do Piauí e sempre é pauta jornalística de todos os meios de comunicação da capital.
Publicação do Jornal do Dia, do dia 27 de novembro de 2021
Promessa 04
Em 2020 o prefeito Dr. Pessoa também prometeu construir usinas de reciclagem e além de ampliar o sistema de coleta seletiva.
Em 03 anos de gestão, a cidade vivenciou a maior paralisação do serviço de coleta de lixo doméstico, aumentando o acúmulo de lixo nas ruas e obrigando moradores a carregar o próprio lixo para locais impróprios para o descarte.
Lixo localizado na rua Antônio Monteiro, no bairro Parque Alvorada, zona Norte de Teresina
Promessa 05
Já na área da saúde, a promessa inicial era de revitalizar o Polo de Saúde de Teresina, ampliando seus limites geográficos para que mais empresas consigam se beneficiar dos incentivos de permanecerem no polo, a partir do segundo ano de mandato.
Indo de encontro à promessa, empresas de saúde que prestam serviço para a Fundação Municipal de Saúde estão no prejuízo, inclusive com constante ameaça de recolhimento de aparelhos dos hospitais municipais por falta pagamento, como amplamente divulgado na mídia do Piauí nos últimos dias.
Aparelhos recolhidos do HUT
Promessa 06
Também foi promessa do prefeito Dr. Pessoa proporcionar capacitação profissional, treinamento, apoio à profissionalização e os incentivos ao fomento dos microempreendedores ligados à cadeia de valor do turismo de saúde em Teresina.
A promessa seria executada pela Fundação Municipal de Saúde. Porém, ao longo dos três primeiros anos de mandato de Dr. Pessoa, a FMS não tem garantido condições básicas de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, onde faltam até bebedouros para profissionais e usuários.
Bebedouro com defeito de UBS completa dois anos e recebe festa de aniversário
Promessa 07
Ainda na área da Saúde, o prefeito prometeu a criação do Centro de Valorização do Idoso, que seria formado por um hospital, uma delegacia e um núcleo de amparo ao público da melhor idade.
Nenhum os aparelhos do Centro que seria construído a partir do segundo mandato, conforme prometido por Dr. Pessoa, foi entregue até o início do mês de janeiro de 2024, ao passo em que idosos usuários do Sistema de Saúde municipal encontram dificuldades no atendimento médico, realização de exames e até no recebimento de medicamentos de uso contínuo.
CRM-PI aponta falta de medicamentos e aparelho de raio-x sem funcionar no HUT
Promessa 08
Na Educação, outo importante gargalo da gestão municipal, o prefeito Dr. Pessoa prometeu que todas as escolas da rede municipal tenham bibliotecas, salas de apoio para os professores, quadras poliesportivas cobertas, laboratórios de informática (inclusão digital) e de ciências.
Apesar da promessa, também prevista para execução no segundo ano de mandato, trabalhadores terceirizados da educação cruzaram os braços por falta de pagamento, acompanhados de manifestação de insatisfação pública do secretário da pasta em razão da situação.
Trabalhadores terceirizados da educação grevaram por falta de pagamento
Promessa 09
Na cultura, o prefeito prometeu para o segundo ano de sua gestão a reativação o Salão de Fotografia realizado na Casa da Cultura, bem como o Festival de Vídeo e artes plásticas e ainda a elaboração de edital próprio para produção de curta metragem e documentários em Teresina.
A Casa da Cultura, situada na Praça Saraiva, no coração de Teresina, segue se deteriorando com a ação do tempo, de portas fechadas e sem qualquer perspectiva de reativação.
Oposto ao prometido, a prefeitura de Teresina tem sido alvo de críticas e até de respresentações no Ministério Público Federal em razão de erros grosseiros na eleição de projetos beneficiados pela Lei Paulo Gustavo que, entre outras coisas, incentiva a produção audiovisual.
Artistas protocolam denúncia no MPF contra aplicação da LPG
Promessa 10
A décima, e não menos importante, promessa feita pelo prefeito Dr. Pessoa foi na área do Esporte. O prefeito de Teresina prometeu um Centro Olímpico Municipal e ainda o Fundo Municipal de Apoio a Esporte Olímpico.
Em recente matéria veiculada pelo Conecta Piauí, um atleta do futebol contou que a equipe da qual faz parte participou de um torneio de futebol estadual, a Super Copa APPM, sem qualquer apoio ou incentivo da prefeitura de Teresina, nem mesmo com estrutura para os treinos da equipe.
Wellington Silva, representante do Tapuia Futebol Clube
Confira outras promessas não cumpridas contidas no plano de governo de Dr. Pessoa clicando aqui.
Série “Prometeu e Não Cumpriu”
Um levantamento feito com exclusividade pelo Portal Conecta Piauí mostrará quais promessas não foram cumpridas pelos gestores ao longo do último mandato e ainda quais delas foram prometidas em duas campanhas e não cumpridas pelos gestores em dois mantados.
O levantamento está sendo feito com base nos planos de governo apresentados a Justiça Eleitoral em 2020, em que os gestores eleitos se comprometeram a executar suas propostas de campanha conforme documento registrado.
A partir da Capital Teresina, o Conecta Piauí já identificou promessas que não foram cumpridas ao longo de 03 anos de mandato e que, possivelmente, não serão executadas no tempo que resta. A situação das promessas feitas por prefeitos de outros municípios também serão apresentadas, conforme as pesquisas forem avançando.
As áreas observadas são as da saúde, educação, infraestrutura, transporte público, assistência social, esporte e cultura.
Fonte https://conectapiaui.com.br/