Viver+Teresina inaugura parque e revitalização de lagoa nesta quarta (29)

O Viver+Teresina inaugura, nesta quarta-feira (29), a sua primeira obra, que transformou uma área antes utilizada como lixão no bairro Nova Brasília e, por isso sofreu um processo severo de degradação. O investimento total é de R$ 2,4 milhões, com recursos provenientes de operação de crédito junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

A solenidade de inauguração está marcada para esta quarta (29), às 11h, com a presença do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, do secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, dos diretores do Viver+Teresina, Bruno Quaresma e Apoena Amorim, secretários e autoridades, da comunidade e moradores do entorno da obra.

Foi feito um trabalho de limpeza da lagoa do Mazerine, construção de quadra poliesportiva coberta com arquibancada, instalação de academia de força, quadra de areia e equipamentos para a prática do futmesa e tenis de mesa, playground naturalizado, arborização, jardim ornamental e ervas medicinais, piso, bancos, lixeiras, iluminação e reforço da arborização para que o microclima da região possa ser mais agradável.

O programa, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, tem como objetivo o desenvolvimento de obras de adaptação da cidade à crise climática. Por isso, está trabalhando na implementação de soluções baseadas na natureza, incremento da arborização dos espaços públicos e iniciativas inovadoras, com foco na população mais vulnerável aos eventos climáticos extremos.

De acordo com o diretor geral do Viver+Teresina, Bruno Quaresma, essa primeira obra tem um significado marcante para a equipe e para a cidade. “Temos uma missão que está se tornando, a cada dia, mais importante, principalmente no contexto de crise climática, com eventos extremos se intensificando. Aqui em Teresina, temos um aquecimento acima da média global e, por isso, precisamos reforçar a resiliência hídrica da cidade e a arborização, com foco em minimizar os impactos das chuvas e oferecer mais conforto térmico à população”, explica.

ClimaTHE24

Também na oportunidade, autoridades e gestores de várias cidades brasileiras presentes na 2ª Conferência do Clima de Teresina – ClimaTHE visitarão a obra. O objetivo é que eles possam verificar o que Teresina está planejando e executando para se adaptar aos eventos extremos.

Além desta obra, o grupo irá também até o bairro São Joaquim, onde o Viver+Teresina está construindo um parque totalmente voltado para a primeira infância e para a drenagem da região. No local, existe uma lagoa que será revitalizada e terá sua capacidade de armazenamento ampliada. Ao redor dela, um parque com equipamentos e brinquedos voltados para crianças em idade de 0 a 6 anos, especialmente os alunos do CMEI Tia Mônica, situado na mesma rua da intervenção. O investimento total é de mais de R$ 8 milhões.