Encontro de Comunidades Quilombolas do Piauí promove diálogo e fortalece relação com Interpi


O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, participou do Encontro de Comunidades Quilombolas do Estado,  realizado na comunidade Canadá Corrente, em Oeiras. O evento foi organizado pela Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas e ocorreu na terça (14) e quarta-feira (15).

O encontro teve como tema “Racismos e sistemas alimentares no cerrado piauiense” e contou com a presença de representantes das comunidades de diversos municípios, como Amarante, Gilbués, Redenção do Gurgueia, Esperantina e Colônia do Piauí, que compartilharam suas vivências, demandas e necessidades.

Antônio José, presidente da Associação Quilombola Canadá Corrente, ressaltou a importância do encontro. “Estamos todos aqui querendo nos ajudar. Aprendemos muito juntos”, comenta o representante da comunidade.

Encontro de Comunidades Quilombolas em Oeiras

O diretor do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do contato entre o órgão e as comunidades quilombolas, além de reforçar o papel do Interpi na regularização fundiária dessas comunidades e de povos tradicionais. “Fico honrado e feliz em participar desse encontro. É importante trazer o Interpi para perto e ouvir as demandas das comunidades”, afirmou o gestor.

Encontro de Comunidades Quilombolas em Oeiras

A promoção do diálogo e a participação ativa do Interpi nesse encontro evidenciam a importância de se fortalecer a relação entre órgãos públicos e as comunidades quilombolas, visando garantir seus direitos e a regularização fundiária dos territórios, que é a porta de entrada para outras políticas públicas.

Encontro de Comunidades Quilombolas do Piauí



Deixe um comentário