A cidade de Água Branca – PI, que dista 96 km ao sul da Capital Teresina – PI, já utilizou o slogan de “cidade educadora”, embora a maior parte de seus filhos nunca tenham tido acesso ao que se propagandeia. É sempre recomendável que se fique atento para verificar a distância existente entre as ações de marketing e a realidade das coisas.
No primeiro semestre do ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação, sem explicação alguma a sociedade, anunciou que por suposta falta de alunos da Escola Municipal Hilda Moura, localizada na Rua Antonino Freire, Nova Brasília, Água Branca – PI, CEP: 64460-000, suas atividades seriam desativas. Além da transferência dos alunos para escolas como a do bairro Poeirão.
A decisão pegou de surpresa os professores e os pais dos alunos, que aguardava a abertura de matriculas na escola Hilda Moura.
Nas redes sociais, principalmente no whatsapp, moradores do bairro Nova Brasília, questionam o porquê do fechamento da escola, e fazem um apelo pedindo a manutenção da Escola Hilda Moura, já desativada.
Esses gestores preferem responsabilizar a comunidade pela falta de demanda, sem buscar compreender quais as razões para a evasão escolar e o baixo número de matrículas. E qual a razão de não elaborar um diagnóstico sobre essas situações? Para não assumir responsabilidades. É sempre mais fácil e barato, colocar os alunos dentro de um ônibus (aumentando o lucro das empresas que possuem carros locados para o município), levá-los para escolas distantes de seus lares e fingir que essa é a única e melhor solução possível.