Semplan participa da elaboração do primeiro decreto de fomento à inovação de Teresina


As equipes da Agenda 2030 e programa Teresina 2030, vinculadas à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, participaram, nesta terça-feira (07), do workshop Sandbox Regulatório – Ecossistema de Inovação de Teresina. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sebrae, reuniu agentes envolvidos com inovação e tecnologia para discutir e elaborar de forma coletiva a minuta do primeiro decreto que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento do ambiente de inovação na cidade de Teresina.

A partir desse documento, será regulamentado o ambiente de experiências em inovação científica, tecnológica e urbanística. Assim, a Prefeitura pode fomentar a criação e o desenvolvimeto de startups e empreendedorismo inovador, por exemplo.

“Teresina já vem, há algum tempo, se organizando no sentido de regular as atividades que promovem algum tipo de inovação, criar um ecossistema para as startups. Nós temos o Espaço Thech, criado pensando nisso pela Prefeitura de Teresina, e temos o Sebrae, um outro grande fomentador de inovação. Para além disso, temos um laboratório urbano financiado pelo CNPQ e MCTI, chamado Cesu, que visa buscar soluções inovadoras baseadas na sustentabilidade e está instalado na UFPI, que elaborou a minuta do decreto. Essa minuta chegou até a Prefeitura e, designada pelo prefeito, começou a fazer a análise dessa minuta. Na reunião de hoje, esse decreto recebeu contribuições e vai ser assinado pelo prefeito Doutor Pessoa”, explica Leonardo Madeira, coordenador da Agenda 2030.

Entre as medidas estabelecidas no texto existe, por exemplo, a criação de um Conselho Gestor Municipal de Inovação, viabilização de testes e viabilização de soluções inovadoras, elaboração de modelos de negócios e desenvolvimento de produtos com caráter inovador e promover a interação entre os diferentes atores do setor.

Para o diretor geral do programa Teresina 2030, Bruno Quaresma, Teresina tem um enorme ganho com o documento. “É um ponto de partida para que a cidade entre de vez na era da inovação. A Prefeitura tem muito trabalho pela frente e está propiciando a união entre os diferentes setores para que isso se torne realidade”, destaca.

O decreto deverá ser assinado pelo prefeito Doutor Pessoa durante o ClimaThe 23, evento que será realizado pela Semplan no dia 20 de março e terá como foco discutir mudança climática, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

 

Deixe um comentário