UBS da Regional Leste fazem ações de combate à hipertensão arterial


Ação de orientação e de combate a Hipertensão Arterial na UBS Santa Isabel, zona Leste de Teresina. Fotos Ascom/FMS)

A Coordenadoria de Saúde Regional Leste, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), intensifica a partir de hoje (17) até dia 20 ações de orientação e de combate a Hipertensão Arterial. Nesta manhã teve caminhada da UBS Santa Isabel até a Praça do São Cristóvão, com a participação de pacientes hipertensos e alunos do polo academia de saúde dessa UBS e atendimento de verificação de pressão arterial nas UBS.

Durante todo esse mês tem atividades nas UBS para alertar a população para a necessidade de procurar atendimento médico. A coordenadora da Regional Leste, Célia Santiago, destaca que cerca de 20% do público atendido nas UBS apresentam hipertensão.

“É uma constatação preocupante pois temos cadastrados 22.493 pacientes hipertensos, por essa razão estamos com essas ações de busca ativa, de esclarecimentos e de atendimento aos pacientes”, cita. A Regional Leste engloba 21 UBS com o funcionamento de 53 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

A hipertensão (comumente conhecida como pressão alta) é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Nas UBS diariamente são atendidos casos de verificação de pressão arterial, mas existem pessoas que não procuram atendimento e os agentes de saúde fazem essa busca ativa e intensificam nesse período de 17 a 20 deste mês”, diz.

Sintomas da hipertensão

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Principais causas:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Complicações:

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento da hipertensão, de forma continua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.

Cronograma de atividades

17/04 – UBS Santa Bárbara

17/04 – UBS Santa Luz

17/04 – UBS Vale do Gavião

18/04 – UBS Santa Teresa

18/04 – UBS São João

18/04 – UBS Piçarreira

18/04 – UBS Dr. Félix Francisco (Piçarreira II)

18/04 – UBS Cacimba Velha

19/04 – UBS Campestre Norte

19/04 – UBS Coroatá

19/04 – UBS Mama Mia

19/04 – UBS Planalto Ininga

19/04 – UBS Santa Isabel

19/04 – UBS Vila do Avião

20/04 – UBS Soinho

20/04 – UBS Taquari

24/04 – UBS Cidade Jardim

25/04 – UBS Satélite

27/04 – UBS Anita Ferraz

Deixe um comentário